Por que investir em videomarketing?

Com vídeo, é possível transmitir muita informação não só através da própria filmagem, mas fazendo uso de áudio, música, letterings e animações, por exemplo. Com tantos estímulos, fica mais fácil atrair a atenção do espectador e, consequentemente, engajá-lo. Além disso, como somos humanos, nada mais natural do que interpretar entonações de fala, expressões faciais e corporais. A personalidade da empresa fica muito mais evidente, é como se mostrasse a sua essência. 

Implementar uma estratégia de marketing de vídeo tem sido uma solução muito lucrativa para a diferenciação – e os números mostram que eles estão certos.

O vídeo tem a capacidade de ilustrar a história, a personalidade, o produto ou até mesmo a missão de uma marca mais rapidamente do que palavras.

Ao invés de ter que acessar três ou mais páginas que expliquem o seu conteúdo, os usuários podem se sentar e capturar todos esses dados em um formato mais memorável e rápido.

O que é ainda mais relevante sobre o vídeo como ferramenta de marketing é a facilidade com que ele pode ser compartilhado entre as mídias sociais. De fato, muitas plataformas, incluindo o Facebook, estão favorecendo o conteúdo de vídeo mais do que nunca.

Se você não tiver certeza de que criar uma estratégia de videomarketing é a melhor opção para sua marca ou campanha de inbound marketing, verifique essas estatísticas para entender por que o videomarketing é vital para o crescimento do seu negócio.

  • Torna o seu produto mais compreensível
    Quando você procura um tutorial na internet, o que prefere: um conteúdo em texto ou em vídeo? Muita gente, ao pesquisar no Google, clica logo nos vídeos para aprender mais rapidamente. Não é em vão: uma boa estratégia em vídeo pode aumentar a compreensão do público sobre o que você oferece em 74%, segundo a Video Brewery.

Isso quer dizer que, quando você dá ao seu público a oportunidade de ver na prática o funcionamento, os benefícios e os detalhes do seu produto ou serviço, consegue ajudá-lo a decidir se a compra deve ser feita ou não.

  • Melhora o ranqueamento
    Engana-se quem pensa que só de conteúdos em texto vive o SEO (search engine optimization, ou otimização para os mecanismos de busca). A sigla faz parte da maioria das estratégias digitais e pode se beneficiar muito dos vídeos.

Isso vale tanto para o YouTube (que é o segundo maior buscador do mundo), como também para seu blog, já que um vídeo contribui para melhorar a experiência do usuário em seu site, algo muito levado em consideração pelo Google.

Além do mais, se você fizer uma busca dentro do próprio Google vai perceber que alguns resultados já mostram conteúdos em vídeo. Ou seja, é uma boa oportunidade de gerar tráfego qualificado para seu negócio.

  • Aumenta o engajamento nas suas redes sociais
    Uma boa estratégia de vídeos faz com que as pessoas percebam a sua presença nessas redes, já que ao adicionar conteúdo audiovisual você aumenta o alcance de suas postagens mais do que com qualquer outro tipo de material (segundo a Social Bakers).

Mais interesse gera mais curtidas, comentários e compartilhamentos, essencial para poder criar sua audiência e aumentar o engajamento junto a ela. Esse buzz, quando bem feito, acaba aumentando os interessados no seu funil de vendas, o que se reflete diretamente sobre as vendas.

  •  Aumenta as chances de conversão às vendas
    Por mais que boas descrições e fotos sejam ótimas ferramentas para mostrar um produto ou serviço, o vídeo tem uma capacidade de dar vida ao que antes parecia estático. Fica muito mais fácil para um cliente em potencial ter uma real ideia do que vai comprar.

Tanto que, em média, 12% do público que vê um anúncio em formato audiovisual acaba comprando o que lhe foi apresentado (segundo a Koozai).

  • Funciona em diversas plataformas e dispositivos
    Se ler no celular pode ser cansativo, o mesmo não acontece com os vídeos. O formato sofre pouca ou nenhuma alteração quando visualizado em outros dispositivos que não são o computador. Levando-se em consideração que o Brasil é um país que já tem mais de um smartphone ativo por habitante, investir na estratégia faz todo o sentido se a ideia é alcançar mais pessoas.

Os vídeos online acabam sendo uma boa saída para quem quer marcar a presença da sua marca sem, com isso, precisar pensar em adaptar o conteúdo às diferentes formas de visualização. Na verdade, os grandes distribuidores de audiovisual na internet (Youtube, Vimeo) já fizeram todo esse trabalho para você. Só é preciso fazer o upload e focar em uma distribuição matadora.

Ah, e se isso não é o bastante, vale lembrar que esses mesmos sites possuem ótima integração com as principais redes sociais. Ou seja, elas permitem que esses vídeos não apenas sejam vistos, mas também pulverizados para cada vez mais pessoas.

  • Vídeos trabalham com percepções e emoções
    Por fim, é preciso pensar na estrutura do próprio audiovisual e na percepção humana dele. O que torna a estratégia de vídeos tão interessante? Na verdade, ela lida com diferentes percepções humanas:

Fica mais fácil para as pessoas acreditarem em palavras que são ditas por outras pessoas. Ou seja: ao ver alguém na tela explicando um produto ou dando a sua opinião, o nosso cérebro aumenta a capacidade de absorção e aceitação do discurso.
A percepção do movimento do audiovisual também é um fator crucial para o sucesso na captação das informações. Nosso cérebro percebe melhor coisas em movimento (algo que, no tempo das cavernas, era essencial para a nossa sobrevivência). O vídeo tem a capacidade, então, de atrair e manter a atenção focada do espectador.
“São tantas emoções…” – pode parecer brincadeira, mas o audiovisual também aumenta nossa capacidade de criar laços afetivos com uma marca. E isso é importantíssimo, principalmente na hora de estabelecer uma relação de confiança que vai impactar diretamente na decisão de compra.

Como escolher o melhor tipo de vídeo para minha empresa?

Um ponto muito importante é definir qual o objetivo do seu vídeo dentro da estratégia de marketing. Há várias formas de usar os vídeos, por exemplo:

  • Vendas: vídeos que demonstram um produto ou serviço com o intuito de influenciar diretamente na decisão de compra do cliente;
  • Engajamento: vídeos geralmente institucionais com foco em brand awareness, feitos para espalhar uma determinada mensagem;
  • Comerciais: vídeos que não necessariamente mostram de forma completa como funciona o produto, mas que carrega um storytelling capaz de influenciar as pessoas a conhecer ou engajar em uma marca.
  • Educação: vídeos com foco no aprendizado, que orientam as pessoas sobre algum assunto específico, como videoaulas, cursos online e tutoriais.

De acordo com o seu objetivo é possível criar uma estratégia de conteúdo em vídeo para a sua empresa de forma personalizada e exclusiva.

Quer saber mais? Entre com contato com a gente em oi@cinescopio.com.br

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