Entender o propósito do seu negócio é fundamental para estabelecer conexão com o seu público.
Vamos falar da importância da autenticidade da sua marca para gerar valor?
A dinâmica da rede digital é diferente do que estávamos acostumados com a TV, o rádio, os jornais e as revistas. Não dá mais para encarnar um personagem. Se isso acontecer, você facilmente pode ser descoberto.
E não afirmamos isso somente pelo fato de que dar um Google aí pode entregar o seu passado ou da sua empresa, mas porque não é possível se manter transmitindo uma mensagem se aquilo não carrega o seu propósito.
Para tanto, é preciso compreender a que veio. E explico.
Quando uma empresa peca no desenvolvimento do produto, no atendimento ou em uma campanha publicitária, rapidamente o fato pode ser viralizado na internet e gerar uma enorme crise institucional, fator que levou as empresas a terem mais transparência e a mudarem o foco do produto para o relacionamento com o consumidor.
As grandes marcas começaram a investir em relacionamentos de amizade com o consumidor através de empatia, gerando simpatia. E a gestão de crise de marca passou a valer cada vez mais, para que caso seja dado um passo em falso, exista o plano B, C, …
A era da mensagem subliminar e da publicidade com letrinhas maldosas chegou ao fim. Se a marca engana o consumidor, o consumidor escolhe outra marca. O mercado está cada vez mais competitivo. E o consumidor, graças a era da informação e das redes sociais, está cada vez mais crítico, amadurecido, autoral e exigente.
Porque as técnicas são fáceis de copiar ou aprender. Mas as pessoas são o fator determinante para que as empresas resolvam investir em humanização e personalidade.
Para isso, é preciso se mostrar de forma natural. Sem filtros. R-E-A-L.
Deu um friozinho na barriga por aí? Não se preocupe, a sensação de descoberta é libertadora até mesmo para uma marca. É preciso se conhecer para poder encantar, engajar uma comunidade, conquistar uma legião de fãs.
Quem é você?
Quem é o seu público?
Quem eu atraio?
Qual meu objetivo? Qual o meu conteúdo?
O que fazer para ser melhor?
Como eu inspiro?
Quais são os meus defeitos?
O que eu transmito?
Esse sou eu?
Responda essas perguntas e abrace a sua identidade. Abrace. Faça carinho. Aceite.
Tudo está aliado aos valores da marca.
Qual é o propósito da minha empresa?
Curtimos inovação?
Apoiamos a cultura? O esporte?
Portanto, cada movimento meu, deve ter esse selo e mostrar como estamos fazendo a diferença nesse segmento.
Dito isso, pulamos para outro patamar: os resultados que são trazidos com essa estratégia.
A autenticidade de quem veste a camisa da marca precisa ser genuína. Sejam eles criadores, quem representa e a própria empresa.
Deve-se questionar: quais atributos deste criador (digital influencer)?Ele também acredita naquilo que a marca quer passar?
O que temos em comum?
Primeiro, a relação Criador x Marca, deve ser considerada. Depois, Criador x Audiência.
Como a audiência vai se comportar diante dele? Pense como a audiência.
Com tudo alinhado, a dica final é nunca esquecer a contextualização. Ele dá significado a sua marca, estejam em sintonia. Por fim, nas redes, mostre que é a perspectiva de alguém, uma transferência da voz da marca.
Não esqueça: a autenticidade da marca é fundamental. É ela que comunica para o seu cliente em todas as esferas da empresa que você realmente é quem diz ser. Não decepcione o seu público e mantenha a sua audiência, pra isso, valorize o que você promete (quem você diz ser) e o que você realmente entrega como experiência final (quem você realmente é).